domingo, 3 de julho de 2011

Navy, a decoração náutica

Foto: Revista DCasa

Vocês já devem ter percebido que muitas casas de praia, principalmente as mais antigas, são decoradas com elementos náuticos, como cordas, âncoras, anzóis e animais marinhos. As cores predominantes são o vermelho, azul e branco, de preferência em listras. Este estilo é conhecido como Navy, que em inglês significa marinha de guerra, esquadra ou forças navais.
Usado com comedimento e bom senso, o estilo navy pode decorar a casa sem transformá-la em um museu da marinha. Os detalhes com inspiração náutica devem ser sutis. Repare na foto ao lado que não há nenhum elemento figurativo, apenas a cor azul, usada nas almofadas e objetos decorativos, remete ao navy. Veja também que os móveis artesanais ou de fibras combinam muito bem com este estilo. A madeira também tem tudo a ver.
Outra sugestão é investir em capas de sofá e almofadas ou tecidos ou roupas de cama com motivos náuticos, que podem ser substituídos assim que o morador cansar do tema.
Agora, se você curte uma decoração temática, pode abusar do navy. Uma idéia é criar uma parede compondo vários elementos, como nós de marinheiros, lemes, bússolas, bóias salva vidas, figuras de peixes e barcos. Cuidado com os exageros. Estes objetos ganham um ar mais contemporâneo se dispostos em quadros ou caixinhas com moldura lisa e neutra.


Nenhum comentário: